Blog

Conheça as últimas novidades do Diagnóstico Lab
16 de maio de 2017

Monitoração Sérica de Fenobarbital

img/diagnos1_blog/221_post_6224.jpg

O tratamento das convulsões depende da sua etiologia. Os anticonvulsivantes (fenobarbital, …) estão indicados em pacientes que apresentam epilepsia idiopática ou adquirida, mas não com patologias em evolução. Pacientes que têm convulsões por lesão estrutural requerem terapia adicional dependendo da causa (por exemplo, neoplasia e encefalite) , enquanto os animais que apresentam convulsões de origem extracranianas têm seu uso contra-indicado, uma vez que a causa das crises deve ser avaliada e eliminada (hipoglicemia, encefalopatia hepática ou urêmica).

Portanto, uma avaliação eficiente combinada com uma monitoração precisa de um anticonvulsivante, pode fornecer ao clínico e ao paciente uma melhor terapia.

O fenobarbital (Gardenal® ) pode ser dosado na corrente sanguínea com o objetivo de fixar uma quantidade adequada da droga e minimizar o potencial de efeitos tóxicos; Visto que o fenobarbital têm efeitos hepatotóxicos.

Para uma adequada monitoração deve-se colher o sangue do animal no momento de platô da droga, ou seja, imediatamente antes da administração da dose seguinte.

A literatura especializada recomenda que as concentrações séricas de fenobarbital na circulação sejam medidas em 14, 45, 90, 180 e 360 dias após o início do tratamento e a cada 6 meses após isso; também sempre que durante o tratamento seguirem-se dois episódios de convulsão consecutivos.

Se houver suspeita de intoxicação por parte do clínico deve-se fazer a medição da concentração 4 a 6 horas após a ingestão do medicamento.

A avaliação do perfil bioquímico sérico e do hemograma a cada 6 meses, deve ser levado em consideração para evidenciar possível intoxicação e discrasias sanguíneas relacionadas com drogas.


Andrade, S. F. : Manual de Terapêutica Veterinária 2 ed. São Paulo: Roca, 2002.
Bichard, S. J. , Sherding, R. G.: Manual Saunders: clínica de pequenos animais 2 ed. – São Paulo : Roca, 2003.