Blog

Conheça as últimas novidades do Diagnóstico Lab
10 de abril de 2017

Ciclo Estral Cadela (Citologia Vaginal)

img/diagnos1_blog/219_post_7281.jpg

Puberdade

Puberdade é a idade que a cadela irá apresentar seu primeiro cio. As cadelas atingem a puberdade quando estão em média com 7 a 8 meses de idade. Porém as raças de porte pequeno têm a sua puberdade mais cedo, em torno de 6 – 7 meses, em comparação com cadelas de raças de grande porte que iniciam seu ciclo reprodutivo ao redor de 9 a 12 meses de idade. Pode-se aguardar até 24 meses para que aconteça o aparecimento do primeiro cio. Os primeiros ciclos das cadelas podem ser em intervalos menores ou maiores, até que se estabeleça a normalidade.

Intervalo entre estros

Normalmente as cadelas possuem um intervalo de 6 a 7 meses entre cada ciclo. Porém para algumas raças, como Pastor Alemão, podemos considerar 5 meses como fisiologicamente normal, bem como para cadelas de certas raças específicas, como a raça Basenji, que ocorre a cada 12 meses. Em fêmeas que são cruzas de lobos x cães, o ciclo estral possui intervalo de 1 ano.

Estágios do ciclo estral

As cadelas possuem quatro fases distintas em seu ciclo estral que são: proestro, estro, diestro e anestro.

1) Proestro

Esta é a fase na qual a cadela inicia os sintomas e sinais de “cio” Nesta fase a cadela está respondendo a níveis altos de estrógeno. Ela vai responder a estes níveis apresentando edema de vulva e vagina, presença de secreção sero-sanguinolenta na vulva e vagina, atração aos machos, porém sem aceitação. O corrimento vaginal e vulvar é variável de fêmea para fêmea e nas que se higienizam muito pode passar despercebido. Esta fase pode durar de 3 dias a 3 semanas, portanto junto com o estro, determina quantos dias a cadela ficará no cio.

Perfil hormonal da progesterona sérica no proestro: 0,40 – 2,0 ng/ml.

Citologia vaginal: É caracterizada pela presença de neutrófilos, hemáceas, células parabasais, intermediárias, e superficiais. No final do proestro os neutrófilos tendem a desaparecer e aumentam o número de células intermediárias. As hemácias podem estar abundantes ou até mesmo ausentes.


2) Estro

Nesta fase, a cadela normalmente não apresenta mais sangramento e aceita a monta pelo macho. Nesta fase é que ocorrerá a ovulação. Este comportamento de aceitação e submissão ao macho é devido à diminuição do nível estrogênico e aumento do nível de progesterona. O início do estro se dá normalmente dentro de 1 a 2 dias antes do pico de LH, normalmente quando a progesterona está ao redor de 2,0 ng/ml. A duração desta fase poderá ser de 6 a 9 dias.

Perfil hormonal da progesterona sérica no estro: 2 a 20 ng/ml. Sempre observar ao mesmo tempo a citologia vaginal.

Citologia vaginal: 
No estro não existe presença de neutrófilos e as hemácias, se existiram, estão diminuídas em quantidade. Mais de 70% das células epiteliais são superficiais anucleadas e queratinizadas. Pode existir a presença de bactérias. 

Ovulação

A ovulação ocorre entre 40 a 50 horas após o pico de LH (em torno de 2 dias). Os oócitos liberados ainda estão imaturos, eles necessitam de mais uma meiose para estarem prontos para fertilização. Este processo demora em torno de mais 40 a 60 horas após a ovulação. A maturação do oócito ocorre no oviduto. Portanto o período ideal para se realizar a monta ou inseminação é ao redor de 5 a 6 dias após o surgimento do pico de LH. Pela citologia vaginal não se prediz o momento exato da ovulação, e sim que dentro daquele período ela poderá acontecer.

3) Diestro

O diestro é a fase luteal na cadela, com a presença de corpo(s) lúteo(s) no ovário que ovulou. Inicia-se pela não aceitação do macho após o estro. O que mantém o corpo lúteo nas cadelas no início é o LH e após a prolactina. O período de diestro corresponde ao período de 60 a 85 dias após o final do estro. Neste período algumas cadelas são susceptíveis ao aparecimento de piometra e pseudociese.

Perfil hormonal da progesterona sérica no diestro – acima de 20 ng/ml.

Citologia vaginal: Ocorre uma mudança grande em relação ao número de células epiteliais. O número de células superficiais decresce para 20% e as parabasais e intermediárias chegam em até 50% do total. Existem neutrófilos em grande quantidade. 

4) Anestro

É o período no qual ovário está aparentemente em quiescência, e se situa entre o diestro e o proestro. O anestro pode durar entre 2 a 10 meses, tendo em média 4 meses. Este período é o que determinada de quanto em quanto tempo a cadela irá entrar no cio.

Perfil hormonal da progesterona sérica no anestro – <0,1 ng/ml.

Citologia vaginal: Predominância de células parabasais e intermediárias, podendo ou não ter presença de leucócitos.

É muito importante ter conhecimento da fisiologia reprodutiva das cadelas para que possamos saber ao certo em que fase ela está, bem como o melhor momento que podemos cruzá-la ou inseminá-la.