Blog

Conheça as últimas novidades do Diagnóstico Lab
13 de junho de 2016

Cinomose Canina

img/diagnos1_blog/207_post_4753.jpg

Cinomose Canina

A Cinomose é uma doença causada pelo vírus CDV(Canine Distemper Virus), do inglês, Vírus da Cinomose Canina (VCC). Esse vírus ataca o sistema como um todo, é altamente contagioso e na maioria das vezes fatal. O sistema respiratório, gastrointestinal e sistema nervoso central são os mais afetados. O vírus ataca tanto filhotes como adultos, além de canídeos selvagens como lobos, coiotes e raposas.
Os animais são infectados normalmente através da exposição ao vírus presente no ar contido nas secreções respiratórias de um cão infectado ou então por via digestiva. Todos os animais estão sujeitos a contrair a doença, porém, filhotes com menos de quatro meses e cães que não foram vacinados tem maior probabilidade. Surtos da doença são esporádicos.
Quando o animal é atacado os olhos ficam com uma secreção bem intensa, apresenta febre, corrimento nasal, o focinho fica ressecado, falta de apetite, vômitos, diarréia, dificuldade para respirar, tosse e letargia. Em fases posteriores, o vírus ataca o sistema nervoso provocando crises de convulsão, espamos e até paralisia parcial ou completa. A Cinomose tende a ser fatal na maioria dos casos, e mesmo que o animal não venha à óbito, o vírus pode causar danos irreparáveis no sistema nervoso.
O diagnóstico da doença é feito pelos sinais clínicos e testes de laboratório. Não existe um remédio especifico para exterminar o vírus no animal infectado. O tratamento consiste em prevenir infecções secundárias. A vacinação e evitar o contato com animais doentes são elementos chaves para a prevenção da doença