Blog

Conheça as últimas novidades do Diagnóstico Lab
23 de maio de 2016

Urinálise

img/diagnos1_blog/200_post_2439.jpg

Urinálise

EXAME DE URINA: RÁPIDO, BARATO E MUITO IMPORTANTE!!!

Alterações no exame de urina podem já aparecer no início da doença e muitas vezes antes mesmo da sua instalação, como no caso da insuficiência renal, quando a densidade urinária baixa e presença de proteína na urina podem indicar o início da doença, ajudando a entrar com o tratamento preventivo, com manejo da dieta, controle da Pressão Arterial e mesmo uso de medicamentos.

Presença de cristais, podem predispor a formação de cálculos e o exame de urina com avaliação de cristais e PH podem sugerir a adoção de uma dieta que previna a formação dos cálculos (pedras nos rins e na bexiga).

Presença de hemácias, leucócitos, bactérias, células de descamação da própria bexiga, pode já dar diagnóstico de cistite ( inflamatória ou bacteriana) e tumores da bexiga.A presença de glicose, pode indicar a presença da Diabetes que será confirmada com o exame de sangue.

Esses são somente alguns dos “avisos” que o simples exame de urina pode dar ao Médico Veterinário no diagnóstico de algumas doenças e na prevenção de outras.


A coleta pode ser da micção espontânea (quando o animal vai urinar) coletando uma amostra de urina em um coletor limpo.

Outra forma de coletar urina é pela cistocentese (punção de uma agulha direto na bexiga repleta de urina) guiado pelo aparelho de ultra som. Essa coleta com a punção é muito mais significativa e livre de contaminações que poderiam acontecer quando a coleta é feita pela micção espontânea. Esse processo é relativamente indolor e muito seguro para a grande maioria dos animais.

No Diagnóstico, os exames de urina são realizados em nosso próprio laboratório e o resultado sai no mesmo dia.