Blog

Conheça as últimas novidades do Diagnóstico Lab
8 de outubro de 2018

SOROLOGIA LEISHMANIOSE DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

img/diagnos1_blog/232_post_12686.jpg

LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA: DÚVIDAS SOBRE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL
A Sorologia é o exame de eleição para diagnóstico laboratorial da Leishmaniose Canina. É um teste com ALTA SENSIBILIDADE.  A SOROLOGIA É UM TESTE BARATO, MUITO SENSÍVEL E MUITO ESPECÍFICO.
ELISA e RIFI: A importância da combinação de dois testes
Com a combinação de dois métodos, preconizada em várias partes do mundo e para a Leishmaniose também, aumenta a do diagnóstico laboratorial. Não devemos esquecer que a Leishmania é uma zoonose. Um método sorológico como o ELISA complementa o outro – RIFI – em sensibilidade e em especificidade. A análise dos dois em conjunto garante um bom início de diagnóstico laboratorial.
CONDUTA EM CASOS DE EXAMES DIVERGENTES
Teremos que avaliar cada método de forma separada. Atualmente o método ELISA produzido e registrado pelo MAPA, utilizado em nosso laboratório se encontra bastante ESPECÍFICO e por vezes conflita com o método de RIFI, que está mais SENSÍVEL do que específico. Na RIFI dificilmente teremos um cão reagente sem que seja diagnosticado.
ELISA+/RIFI – : Algum problema sério na conservação desta amostra – por exemplo amostra hemolisada – repita o exame em outra amostra. Falso positivo no ELISA comercial em uso é muito raro.
ELISA-/RIFI+ 1: 40 : Pode ser Reação cruzada com outra patologia, pesquise as patologias que mais freqüentemente dão reação cruzada.
Para título de RIFI : 1/80 solicite Hemograma Completo e Proteína Total e Frações. Verifique a Relação A/G. Caso seja inferior a 0,60; descarte reação cruzada e considere este animal como POSITIVO.
DESTACAMOS QUE NOSSOS PRAZOS DE ENTREGA SÃO OS MELHORES DA REGIÃO CENTRO OESTE, TENDO SEU PRAZO MÁXIMO EM 48 HORAS