Blog

Conheça as últimas novidades do Diagnóstico Lab
26 de junho de 2017

INTOXICAÇÃO POR INSETICIDAS EM ANIMAIS

img/diagnos1_blog/228_post_7168.jpg

Podem ocorrer intoxicação acidental ou por ação criminosa (intencional)
Quando estes produtos são utilizados em jardins  onde os animais têm contato com as plantas, resíduos ou água contaminados ou ainda quando usados em doses erradas(elevadas) no controle de pulgas, piolhos e carrapatos podem intoxicar seriamente um animal acidentalmente. De forma intencional seria colocar este veneno no meio de alimento.
O princípio ativo age no sistema nervoso afetando praticamente todo o organismo, resultando na excessiva estimulação de vários órgãos.
Podem causar diarréiavômitosalivação excessivatremoresconvulsões fasciculações musculares. Pode também acelerar ou diminuir a freqüência cardíaca, os olhos ficam vidrados e se o produto for inalado pode ocasionar dificuldade respiratória
Filhotes de cães e gatos são muitas vezes os mais afetados, pois por curiosidade fuçam em tudo. Outras vezes ocorre a intoxicação criminosa, pois colocam o veneno dentro da carne ou algo que o animal goste muito de comer. Muitas vezes ao tratarmos pulgas, carrapatos e outros parasitas, podemos  usar a dose errada ou o animal ser mais sensível ao produto.
O diagnóstico é feito pela história clínica (possibilidade de envenenamento acidental ou não), pela resposta ao tratamento. Pode-se também pedir analise do conteúdo estomacal (exemplo:vomito) mas o resultado vai demorar alguns dias
Normalmente quando a intoxicação é acidental o proprietário deve trazer o frasco ou caixa do veneno, facilitando a identificação do agente para acharmos o antídoto.
Em caso de suspeita de envenenamento deve-se procurar um veterinário URGENTE!